domingo, 30 de maio de 2010

Tipos de Clonagem

Existem vários tipos de clonagem:
  • Clonagem natural:
    A clonagem é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada (ou seja, na qual não há participação de
    células sexuais), como é o caso das bactérias, dos seres unicelulares e mesmo da relva de jardim. A clonagem natural também pode ocorrer em mamíferos, como no tatu e nos gémeos uni vitelinos. Nos dois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do ovo, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular. Os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo gene, ou património genético

  • Clonagem induzida:
    A clonagem induzida é feita a partir de um processo no qual é retirado de uma
    célula o núcleo, e de um óvulo a membrana. A junção dos dois é colocada numa barriga de aluguer, ou mesmo num laboratório, para a clonagem terapêutica.
    A clonagem induzida artificialmente é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à pesquisa científica. Nesse caso, o termo aplica-se a uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratório, de forma artificial, baseada num único património genético. A partir de uma célula-mãe, ocorre a produção duma ou mais células (idênticas entre si e à original), que são os clones. Os indivíduos resultantes desse processo terão as mesmas características genéticas do indivíduo "doador", também denominado "original".

  • Clonagem reprodutiva:
    Esta técnica foi usada por cientistas durante muitos anos, para clonar
    animais através de células embrionárias. Como o nome da técnica implica, a transferência duma célula somática está envolvida neste processo. Esta célula somática é introduzida numa célula retirada de um animal (ou humano), logo depois da ovulação. Antes de introduzir a célula somática, o cientista deve remover os cromossomas, que contêm genes e funcionam para continuar a informação hereditária, da célula recipiente.
    Após ter introduzido a célula somática, as duas células fundem-se. Ocasionalmente, a célula fundida começará a tornar-se como um
    embrião normal, produzindo a prole, colocando-se no útero de uma "mãe de aluguer" para um desenvolvimento mais propício.

  • Clonagem embrionária:
    Através deste processo, multiplica-se o embrião do animal em estudo produzindo, assim, gémeos, trigémeos, etc. É um processo similar ao do que se observa na natureza. Embora seja usado há anos com animais, no entanto em seres humanos foram feitas muito poucas experiencias.

  • Clonagem terapêutica:
    A Clonagem Terapêutica é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos à clonagem para fins reprodutivos mas que difere no facto do blastócito não ser introduzido no útero: este é utilizado em laboratório para a produção da célula embrionária/células-tronco a fim de produzir tecidos ou órgão para transplante.
    Esta técnica tem como objectivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão duma pessoa doente para transplante. As Células embrionárias são particularmente importantes porque são multifuncionais, isto é, podem ser usadas em diferentes tipos de células. Podem ser utilizadas no intuito de restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir as células perdidas pela doença, ou substituir células que não funcionam adequadamente devido a um defeito genético (ex: neurónio/doenças neurológicas, diabetes, coração/problemas cardíacos, acidente vascular cerebral, lesões da coluna cervical e sangue/doenças sanguíneas etc… ).

Sem comentários:

Enviar um comentário