domingo, 30 de maio de 2010

Manipulação genética

Conceito
Dá-se o nome de modificação genética ao processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Estas modificações envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do ADN num chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene. O objectivo é de introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.
Engenharia genética, modificação genética ou manipulação genética?
Existe uma enorme controvérsia à volta desta pergunta, a modificação genética ou manipulação genética são termos preferidos por alguns pesquisadores, que afirmam que por serem neutros, é preferível o uso destes ao da designação engenharia genética, considerada controversa.
Vários opositores do termo modificação usam a palavra engenharia genética e discutem sobre a manipulação dos genes em combinação com a bioquímica das células, pois pouco se sabe dos danos colaterais ocorridos após a modificação de um organismo.
A relutância de se reconhecer a palavra engenharia tornou-se popular nos movimentos anti-globalização e seguramente na maior parte dos partidos ecológicos especialmente na França e na
. Naquelas regiões predomina uma resistência às políticas agrícolas que utilizam o alimento geneticamente modificado.
Os grupos contrários ao consumo de subprodutos alimentares geneticamente modificados, tendem a resistir ao termo engenharia genética porque a palavra modificação causa um impacto maior.
Todos aqueles que defendem o termo da engenharia genética afirmam que a pecuária e a agricultura são também formas da engenharia pelo uso da selecção artificial em vez de técnicas de modificação genética moderna.


Não são os políticos que discutem as causas económicas ou cientificas que geram nos seus trabalhos de fiscalizações atentas, são os cientistas. Estes, não contrariam o termo modificação genética no que se aplica ao seu trabalho, mas sim a forma como é substituído o termo engenharia.

2 comentários: