domingo, 30 de maio de 2010

Alimentos transgénicos

Conceito

Alimentos transgénicos ou geneticamente modificados são plantas cujos genes são alterados em laboratório de forma distinta do que o ambiente natural habitualmente altera. Estes alimentos são modificados geneticamente de forma a fazerem desses mesmos alimentos, seres vivos mais resistentes e com outras qualidades não habituais na Natureza. Estes genes que lhes são inseridos podem conceder-lhes resistência contra insectos, herbicidas ou mesmo temperaturas baixas.
Actualmente, o cultivo destes alimentos não está de todo autorizado no continente europeu. O caso mais conhecido é o milho produzido na Espanha, o chamado milho Bt, que foi autorizado em 1998, sendo que este milho protege contra a bicha-amarela, insecto que frequentemente destrói plantações de milho. Pensa-se que 6% do milho plantado no território de “nuestros hermanos” é geneticamente modificado.
Para além do milho, há mais 17 espécies transgénicas permitidas na Europa tais como a colza, endívias, tabaco e craveiros. Noutros países, como os Estado Unidos da América, é produzida soja geneticamente modificada, usada para rações de animais. 81% da soja deste país é, aliás, transgénica. Para além disso, cerca de 3 quartos do algodão dos EUA é também geneticamente modificado sendo que 40% do milho está também nestas condições.
No México, por exemplo, o algodão transgénico é também permitido. No Brasil, é também plantada soja geneticamente modificada, apesar desta ser sem autorização.

Peritos, entendem que a agricultura biotecnológica por si só não é um problema e cada caso tem se ser acompanhado especificamente porque, indicam estudos da Royal Society de Londres, a beterraba transgénica provoca mais danos ambientais do que a natural mas em contrapartida, o milho transgénico é bem melhor para a Natureza do que o natural.
O que é facto é que os transgénicos quando colocados na Natureza, jamais serão retirados e é por isso que devemos tomar muitas precauções quando o fizermos e devemos ter a certeza daquilo que afecta ou não negativamente o ambiente.
Marcas alimentares conhecidas como a Kellog´s, Maggi, Nestelé, Champion, Knorr ou Parmalat usam produtos geneticamente modificados. Mas os animais são aqueles que consomem mais alimentos transgénicos. Pedrigree, Whiskas ou Friskies usam também produtos geneticamente modificados.
A verdade é que até hoje, sabe-se que estes produtos provocam perda de biodiversidade e, a nós humanos, as alergias, principalmente em relação aos mais novos, são frequentes. Para além disso, é previsível que os transgénicos provoquem substâncias tóxicas ao homem. Até os medicamentos, como a insulina, são geneticamente modificados.
Podemos concluir que ainda não sabemos muito sobre estes produtos e, por isso, não devemos tirar elações erradas sobre estes. Resta-nos aguardar por dados científicos mais concretos que nos possibilitem formular uma opinião mais correcta.
Mas como normalmente o ser humano tem medo do desconhecido, talvez eu tenha alguma dificuldade em aceitar os transgénicos, precisamente por não saber se estes são prejudiciais à saúde apesar de, provavelmente já ter ingerido alguns alimentos geneticamente modificados.

Sem comentários:

Enviar um comentário